sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Atividade 2.4 - Tecnologia na Escola e no Ensino
Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do educador e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis.No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações.
Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e transformar diante desse novo mundo globalizado.
Atividade 2.6 - reflexão sobre aprendizagem
Tecnologias na escola deve ser valer cada vez mais de recursos que facilitam a comunicação e o acesso á informação sem ,porém, se tornar refém deles,as tecnologias de informação e comunicação estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas,indústrias,empresas,lojas,escritórios,bancos.A tecnologia precisa estar presente na sala de aula , em mundo cada vez mais evoluído e globalizado,utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto é uma maneira de se aproximar da geração que nos bancos escolares , as pessoas para o desenvolvimento do currículo .É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos
Atividade 2.3 – Análise do Projeto na ação
Por um currículo consistente entre tantas possibilidades a escola deve optar por ensinar o que leva o aluno a desenvolver habilidades como o senso critico. Antigamente não havia duvida era preciso transmitir aos alunos os saberes que a humanidade acumulou nos últimos 10 mil anos, na contemporaneidade, essas certezas, novas necessidades de aprendizagens foram surgindo ao mesmo tempo em que outras demandas sociais e culturais apareciam as necessidade e possibilidades de uso das tecnologia não se dão de formas homogêneas no determinado contexto social, de acordo com seu posicionamento no contexto social, o sujeito precisará de determinadas tecnologias de informação e de comunicação que tenha a função de mediatizar as novas relações estabelecidas, e caso haja uma inadequação de uso dessas tecnologias, devido a uma não identificação das necessidades do sujeito, perdemos as possibilidades das tecnologias vir a se constituir como mediadora dos processos de Ensino-Aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)